A sinalização de emergência é extremamente importante para garantir a segurança das pessoas em caso de situações críticas, como incêndios, acidentes, entre outras. As sinalizações de emergência incluem sinais luminosos, sonoros e visuais que ajudam as pessoas a identificar rotas de fuga, locais de segurança e equipamentos de emergência.
Obrigatório para todo o tipo de empresa, condomínio ou locais de grande circulação, a sinalização de emergência possui regras estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com a instrução técnica Nº20/2004.
É importante que essas sinalizações sejam bem visíveis e compreensíveis para que possam ser facilmente identificadas em situações de estresse. Algumas das sinalizações de emergência mais comuns incluem saídas de emergência, extintores de incêndio, alarmes sonoros e luzes de emergência. Se você precisar de mais informações ou tiver dúvidas específicas sobre sinalização de emergência, por favor, não hesite em perguntar.
De acordo com a instrução técnica, a sinalização de emergência se divide em dois grupos: sinalização básica e complementar.
Sinalização de Emergência Básica
Essas sinalizações são as mais conhecidas e são situadas em 4 categorias: alerta, orientação de salvamento, proibição e equipamentos.
Essa distribuição facilita o olhar para cada uma delas e entender que as placas de alerta indicam os lugares com potencial de risco de incêndio, choques e contaminações, nos casos de indústrias que lidam com componentes e materiais suscetíveis até mesmo à explosões.
Já as placas de orientação são as que indicam as rotas de fugas e saídas de emergência.
Com relação às sinalizações de proibição são focadas em proibir ações de riscos e as placas de equipamentos sinalizam onde estão os alarmes, extintores ou outros equipamentos de combate à incêndio.
Sinalização de Emergência Complementar
A sinalização de emergência complementar é feita com o intuito de complementar a sinalização básica, diminuindo os riscos. Neste particular os obstáculos devem ser sinalizados, as exemplo de arestas de paredes, pilares, degraus e rota de fuga.
As rotas de saída ou fuga devem ter destaque para casos de emergência, assim como os sistemas hidráulicos bem sinalizados para chuveiros automáticos e hidrantes.
Com essas referências é possível iniciar uma conversa mais assertiva para definir o escopo de um projeto.
Sinalização de Emergência Personalizada
Sinalização de emergência personalizada, são as placas de sinalização para necessidades especiais, como exemplo a sinalização de medidas de proteção contra incêndio existentes no local, sinalização em diferentes línguas estrangeiras, ou a aplicação de textos diferentes.
Quando houver a necessidade das placas de sinalizações em outras línguas, estas devem ser complementares, sem retirar os textos da língua portuguesa.
Sua empresa está sinalizando adequadamente? Fale com a Cooperarts e evite dores de cabeça por falta de um sinalizada de emergência adequada.