3 fatores que influenciam o tipo de matéria-prima para placas de sinalização

Home › Blog

O destino da aplicação de determinado tipo de sinalização está condicionado ao tipo ambiente e superfície. Nos projetos da Cooperarts, avaliamos três aspectos para entendermos qual será a melhor solução:

Fator 1: Ambiente com exposição a intempéries

Nesse quesito é preciso avaliar se existe intempéries no entorno de onde a placa ou etiqueta de sinalização estará exposta. Essa condição irá determinar qual tipo de material necessário.
Geralmente são ambientes externos com exposição à chuva, ao sol intenso, ao vento e a outras condições, como salinidade.

Nestes casos, é recomendado o uso material mais duráveis e resistentes como o PVC, Materiais Acrílicos e Metálicos, impressos pelo processo de Silk Screen.

Ambiente com exposição a intempéries

Fator 2: Ambiente com exposição a temperaturas

Ambientes com exposição a temperaturas altas (quentes) ou baixas (frias), é recomendado o uso de materiais como o Poliéster e o Policarbonato. A composição destes materiais é resistente a temperaturas altas: fornos, motores, eletrônicos, ou a temperaturas frias: freezers, câmaras frias, chillers, etc. Vale ressaltar que em ambas condições o Poliéster e o Policarbonato ainda mantêm ótima durabilidade da impressão.

Com relação às temperaturas elevadas, em fábricas, usinas, laboratórios ou locais onde máquinas geram calor intenso, o uso de materiais metálicos também é comumente recomendado. 

Placas e etiquetas de sinalização produzidas em alumínio, são resistentes ao calor e podem suportar temperaturas elevadas sem deformação ou danos significativos.

Fator 3: Ambientes com exposição a produtos tóxicos

Ambientes tóxicos onde são armazenados produtos químicos, a exemplo de instalações industriais ou laboratórios químicos, é fundamental selecionar materiais que sejam resistentes a produtos químicos agressivos. O PVC é um material frequentemente utilizado para sinalização nessas condições.

O PVC é resistente a muitos produtos químicos e possui propriedades que o tornam uma escolha adequada para ambientes onde há risco de exposição a substâncias perigosas e corrosivas.

Conclusão

O tipo de sinalização recomendado pode variar dependendo das condições e dos desafios específicos encontrados em cada ambiente. O fator segurança sempre será o elemento mais relevante em qualquer projeto de sinalização.

Newsletter

Cadastre-se para receber nossos
conteúdos exclusivos

Sobre

A Cooperarts industrializa e comercializa a mais completa linha de materiais metálicos e não metálicos, tais como chapas e bobinas de Alumínio, Aço Inox, Cobre, Latão, Bronze, Acrílico, Acetato, PVC, Poliestireno, Policarbonato Cristal e Texturizado ,Void, Vinil e Papel com e sem adesivo.

Receba novidades:

Contatos