Economia e Produtividade em
um único sistema de impressão
No universo da impressão existem inúmeros processos de produção que podem ser feitos para garantir a qualidade dos produtos impressos. A flexografia é um deles!
Esse nome é bem técnico, no entanto, vale a pena entender como é o processo e os motivos pelos quais os ganhos econômicos e de produtividade são possíveis.
De forma bem direta e objetiva, a flexografia nada mais é do que uma maneira de impressão que é realizada por meio de uma chapa que possui um relevo constituído por uma borracha chamada cliché.
Avanços da Flexografia
Essa técnica teve um crescimento tão grande que substituiu a rotogravura, usada anteriormente, nos segmentos de embalagens flexíveis, de impressão offset, rótulos e etiquetas.
Antes de qualquer coisa é preciso definir qual tipo de tinta que será usada no processo de impressão. Atualmente existem três tipos de aplicações flexográficas:
- Feita a base de solventes;
- Feita a base de água;
- E por fim, feita a base UV curável.
Depois disso o processo pode ser iniciado:
No primeiro momento: a área da superfície que será impressa é disposta em relevo.
As áreas de grande relevo são as primeiras a receberem a tinta.
Logo depois, a tinta é transferida do cliché para o suporte selecionado. Pronto, é assim que será aplicada nas embalagens.
Para isso é utilizada uma chapa bem flexível que pode ser disposta sobre os cilindros com a ajuda de uma fita adesiva.
Essa técnica é usada na impressão de diversos tipos de produtos. De forma geral, o processo de flexografia é dividido de duas formas:
-
- Em Banda Larga: quando a impressão está ligada à embalagens de papel de presente, editoriais e cerâmicas;
- Em Banda Estreita: nesse caso a impressão está ligada diretamente a impressão de rótulos, etiquetas e adesivos.
Tipos de produtos fabricados pelo processos de flexografia.
A máquina
As máquinas utilizadas durante a impressão flexográfica são compostas por um rolo tomador de borracha que manda a tinta para a matriz.
É necessário um cilindro específico para montar a matriz, que deve ser montada no cliché de borracha.
Performance de Impressão do Sistema Cooperart’s
Com relação às vantagens desse sistema, os impactos são técnicos e econômicos, a começar em permitir a impressão em uma variedade enorme de materiais como: papel com vários acabamentos, com ou sem adesivo, papel térmico, BOPP e plásticos.
Outro ponto que merece destaque são os clichês que permitem impressão em milhares de exemplares com alta qualidade e produtividade.
Para se ter uma ideia de produtividade, o equipamento em funcionamento na Cooperarts é capaz trabalhar numa velocidade de impressão de 50 mts por minuto.
Nosso sistema permite a impressão de 6 cores em dois versos e corte rotativo incorporado. Isso permite a impressão de milhares de exemplares com alta qualidade.
Sobre a Cooperarts:
A Cooperarts possui especialidade em impressão de rótulos e etiquetas em rolos adesivos.
Atuamos há mais de 20 anos com o compromisso de oferecer aos nossos clientes, parceiros e colaboradores as melhores soluções com o melhor custo benefício.
Estamos prontos para atender vários segmentos produzindo produtos como:
- Etiquetas de pneus;
- Etiquetas para transportadoras em branco ou (impressa)
- Etiqueta ou rótulos para produtos químicos (barricas e tambores).