Sinalização com Fotoluminescência

Home › Blog

sinalização para brigadas de incêndio

As placas Fotoluminescência, ao contrário das sinalizações luminosas de saída, não utilizam a energia elétrica e servem para orientar e sinalizar sobre rotas de fuga, instruções referentes à edificação e indicações de equipamentos de combate a incêndios.

A placa deve ser normatizada e de preferência conter o selo da ABNT, o que garante sua durabilidade, resistência e luminosidade.

A placa Fotoluminescência é ideal para ser utilizada nos mais variados setores. Pode ser para empresas, lojas, condomínios, comércios, sinalização de normas para fábricas, para o setor de produção entre outros.

A Placa de Sinalização Fotoluminescência é um modelo específico, que se diferencia das placas comuns por emitir brilho mesmo em ambientes totalmente sem luz. Isso porque o Fotoluminescência é um composto que tem a habilidade de absorver luminosidade de qualquer fonte, natural ou artificial. O processo de absorver e emitir luz podem ser repetidos por vários anos e o brilho é 5 a 10 vezes maior que dos pigmentos tradicionais.

Os materiais Fotoluminescência mais comumente usados na sinalização são os pigmentos à base de fósforo. Esses pigmentos contêm substâncias químicas. Existem diferentes tipos de sinalização Fotoluminescência, como placas, setas direcionais, fitas adesivas e marcadores de piso.

A obrigatoriedade da placa Fotoluminescente

Inclusive, você sabia que essas placas são obrigatórias em ambientes como escolas, mercados, cinemas e restaurantes por direcionar funcionários e usuários quando a evacuação do espaço for necessária — situação na qual este tipo de sinalização é fundamental para salvar vidas e evitar tragédias.

Exemplo disso, são ocasiões em que há corte de energia elétrica, se nesse local as placas forem Fotoluminescência, será possível a leitura de avisos e símbolos.

A NBR 13.434 é uma norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece os requisitos mínimos para a utilização de sinalizações com efeito Fotoluminescência em empresas que concentram grandes quantidades de pessoas. Essa norma foi desenvolvida para garantir a segurança das pessoas em caso de incêndio ou outro tipo de emergência, permitindo que elas encontrem rapidamente as rotas de fuga.

As sinalizações básicas com efeito Fotoluminescência incluem:

– Placas de saída de emergência;

– Indicações de rotas de fuga;

– Equipamentos de emergência;

– Área de refúgio e resgate;

– Sinalização de extintores de incêndio, entre outras.


As placas Fotoluminescência oferecem várias vantagens para empresas, incluindo:

Segurança: As placas Fotoluminescência são mais fáceis de serem vistas em situações de pouca ou nenhuma iluminação, o que as torna uma opção segura para rotulagem de emergência, saídas de incêndio e sinalização de segurança.

Eficiência energética: As placas Fotoluminescência não precisam de energia elétrica para brilhar, o que as torna uma opção mais eficiente do ponto de vista energético do que as opções iluminadas.

Durabilidade: As placas Fotoluminescência são feitas com materiais duráveis e resistentes a desgaste, o que significa que elas têm uma vida útil mais longa do que outros tipos de sinalização.

Eco-friendly: Como não precisam de energia elétrica para funcionar, as placas Fotoluminescência são uma opção mais amigável ao meio ambiente do que as opções iluminadas.

Aparência atraente: As placas Fotoluminescência podem ser feitas com diferentes cores e estilos, o que significa que elas podem ser integradas com a identidade visual da sua empresa de maneira atraente e coerente.

Sendo assim, a placa Fotoluminescência é uma opção prática, segura e sustentável para a sinalização interna das empresas. Além disso, elas podem ser feitas de maneira atraente e personalizada para integrar-se com a imagem da sua marca.

Altamente visíveis, devem ser instaladas em indústrias, comércios e edifícios residenciais, podendo emitir brilho por até 30 horas.

Os materiais Fotoluminescência mais comumente usados na sinalização são os pigmentos à base de fósforo. Esses pigmentos contêm substâncias químicas. Existem diferentes tipos de sinalização Fotoluminescência, como placas, setas direcionais, fitas adesivas e marcadores de piso.

Se sua empresa precisa de Placas Fotoluminescentes, peça já uma cotação.

Newsletter

Cadastre-se para receber nossos
conteúdos exclusivos

Sobre

A Cooperarts industrializa e comercializa a mais completa linha de materiais metálicos e não metálicos, tais como chapas e bobinas de Alumínio, Aço Inox, Cobre, Latão, Bronze, Acrílico, Acetato, PVC, Poliestireno, Policarbonato Cristal e Texturizado ,Void, Vinil e Papel com e sem adesivo.

Receba novidades:

Contatos