A Cooperarts está ao lado dos clientes em toda a jornada de decisões. No caso das indústrias nos segmentos automotivos, eletrônicos, metalúrgicas, químicos, vidros, aeroespacial e químico, é comum o uso de etiquetas para altas temperaturas.
Certamente para cada tipo de aplicação recomendamos um material específico, mas em linhas gerais, destacamos alguns materiais: poliimida (kapton), poliéster (PET), alumínio e poliamida.
Na indústria automotiva, por exemplo, as etiquetas de alta temperatura são aplicadas em peças e componentes automotivos que estão sujeitos a condições de calor intenso, como motores, escapamentos, sistemas de exaustão e partes internas do veículo.
As etiquetas de poliimida (Kapton) é um material amplamente utilizado em aplicações que exigem resistência ao calor, capazes de suportar temperaturas de até 300°C sem perder a legibilidade e a aderência.
D a mesma forma, o poliéster (PET) suporta temperaturas de até 200°C e são conhecidos por sua durabilidade e resistência a produtos químicos.
O alumínio possui uma excelente capacidade de dissipação de calor. Essas etiquetas podem suportar temperaturas de até 500°C sem perder a legibilidade e a aderência.
O poliimida é um material capaz de suportar temperaturas de até 250°C e é frequentemente usado em ambientes industriais e em aplicações que envolvem calor intenso.
Alguns exemplos de aplicações de etiquetas para altas temperaturas nos segmentos industriais
A indústria eletrônica utiliza etiquetas em equipamentos eletrônicos, como circuitos integrados, placas de circuito impresso e componentes eletrônicos.
Na indústria metalúrgica as etiquetas são utilizadas na identificação e rastreamento de peças e produtos metálicos que são submetidos a processos de fundição, tratamentos térmicos, soldagem e forjamento.
A indústria química envolve também setores químicos e petroquímicos, clientes assíduos para aplicações em alta temperatura para identificar recipientes, tambores, tubulações e equipamentos que estão expostos a temperaturas elevadas em processos de produção e armazenamento.
A Cooperarts também atende o setor aeroespacial, que aplicam em componentes de aeronaves, motores, foguetes e em ambientes de teste que exigem resistência a temperaturas extremas.
Nas indústrias de vidros as etiquetas de alta temperatura são usadas para identificar e rastrear produtos de vidro que passam por processos de produção, moldagem e têmpera, onde as temperaturas são elevadas.
Nossos clientes do setor de alimentos necessitam sinalizar os fornos, estufas e processos de esterilização.
Para resumir, veja alguns exemplo das aplicações mais comuns de etiquetas para altas temperaturas: