Quem está no ramo industrial e empresarial sabe a respeito da importância em manter a sinalização por meio de placas personalizadas em dia.
Tudo deve estar bem ajustado às normas e regulamentações de cada segmento. Isso reflete a qualidade dos serviços prestados.
As placas personalizadas também desempenham um importante papel para a divulgação da marca da empresa, além de promover a comunicação interna, facilitando a distribuição de informações adicionais sobre os produtos ou maquinários.
Portanto, neste post você vai entender um pouco mais sobre impressão digital e os tipos de materiais e possíveis para a produção de placas personalizadas para sua empresa.
Tipos de placas personalizadas
Vale a pena exemplificar as aplicações. Uma das grandes vantagens da Impressão Digital é a customização, que permite mais flexibilidade para aplicar elementos gráficos, variações de cores e formatos.
Vamos aos exemplos de placas de sinalização produzidas pela Impressão Digital:
- Sinalização de máquinas: Máquinas que exigem maior cuidado no manuseio devem estar no topo das prioridades de identificação. Equipamentos industriais como máquinas de linhas de produção, já possuem as instruções de uso, no entanto, cabe a empresa sinalizar o entorno dos equipamentos.
- Número de série e patrimoniamento: essa aplicação tem a ver com o inventário e manutenção do equipamentos diversos.
- Segurança do trabalho: placas de sinalização de segurança. Geralmente, são produzidas com elementos gráficos (desenhos) personalizados conforme às normas e regulamentações específicas, indicações de advertência, direção e perigo.
- Painéis eletrônicos: sinalizações com instruções sobre uso produzidas em materiais adesivos.
Tipos de Materiais usados na Impressão Digital
Placas e etiquetas de sinalizações com impressão digital podem ser produzidas sobre materiais rígidos e não rígidos, em diferentes matérias-primas, dependendo da aplicação:
Metais
As sinalizações em metal são adequadas para ambientes em que a placa fica exposta à variação das temperaturas ou que possam ser colocadas em contato com processos com uso de líquido:
– Aço inoxidável – bem mais resistente à corrosão e à variação de temperatura, principalmente as mais quentes. O aço inoxidável é de liga metálica composta de ferro, cromo, carbono e níquel.
– Aço carbono – esse material permite aplicação ao oferecer resistência mecânica. Trata-se de liga metálica com composição em carbono;
– Alumínio – mais leve, porém, resistente ao calor e oxidação. Também é recomendável em ambientes e processos sujeitos a corrosão.
PVC, PS, Policarbonato e Vinil Adesivo
As sinalizações com estes materiais são bem versáteis em relação a formatos e uso de elementos gráficos:
– PVC: apresentam boa durabilidade mesmo em contato com a incidência solar e a umidade, além de resistirem bem a impactos
– PS: facilidade de impressão (digital ou serigrafia), coloração e adesivação, permite cortes especiais devido à fácil usabilidade
– Policarbonato: resistência a eletricidade, não inflamável, resistente a altas e baixas temperaturas (-50ºC à +135ºC) e pode ser fixados em diversas superfícies, como alumínio, plástico, papel, madeira, locais lisos ou ásperos.
– Vinil Adesivo: conhecido pela sua grande flexibilidade de uso nos mais diferentes segmentos do mercado proporcionando um visual chamativo e de grande impacto visual quando aplicado em ambientes e equipamentos para fins de sinalização e decoração.
Nossos diferenciais
Impressão digital para placas e etiquetas de sinalização personalizadas na Cooperarts:
Os equipamentos de impressão digital da Cooperarts são os mais avançados e modernos do mercado. Contamos com colaboradores experientes e prontos para solucionar problemas específicos e atender projetos personalizados.
Nossas máquinas para a impressão digital são de alta performance agilizando a produção de placas e etiqueta em Aço, Alumínio, PVC, PS, Policarbonato e Vinil Adesivo, utilizando a tecnologia UV LED de Alta Performance ou pelo processo mais tradicional com solvente.