Provavelmente, muitas pessoas desconhecem esse processo, usado regularmente em tratamento de placas de alumínio.
Pois bem, a Anodização é um processo eletroquímico utilizado para aumentar a espessura da camada de óxido natural que se forma sobre a superfície do alumínio, criando uma camada protetora mais dura e resistente à corrosão, abrasão e desgaste.
Esse processo é bastante utilizado para o tratamento de placas, chapas e peças de alumínio e tem como objetivo aumentar a resistência e ancoragem de tintas em processos futuros.
Em relação ao segmento de placas de sinalização produzidas em alumínio, a anodização também ajuda a proteger a tinta usada nas placas de sinalização, tornando-a mais resistente ao desbotamento e desgaste.
O Processo
Primeiramente, a superfície deve ser limpa com um solvente adequado para remover a oleosidade. É possível usar álcool isopropílico, acetona ou um limpador especializado para superfícies metálicas.
O segundo passo é enxaguar a superfície com água limpa para remover completamente o solvente e quaisquer resíduos.
O terceiro passo é secar a superfície por meio de uma estufa, pano limpo ou naturalmente, ao ar.
Em seguida, será possível aplicar o recobrimento de alumínio
através da imersão da peça de alumínio em uma solução eletrolítica ácida, que é então submetida a uma corrente elétrica.
Isso provoca a oxidação da superfície do alumínio, formando uma camada de óxido de alumínio na superfície da peça.
A espessura da camada de óxido pode ser controlada pela duração do processo de anodização, e a cor da camada pode ser alterada por meio da adição de corantes.
Esse processo deve seguir exigentes normas de precauções de segurança para manusear solventes e revestimentos químicos. O uso de equipamentos de proteção pessoal, como luvas e óculos de segurança, são essenciais. O trabalho deve ser feito em área bem ventilada.
Aplicações
A anodização é amplamente utilizada na indústria devido às suas propriedades de proteção contra corrosão, além de ser uma técnica estética de coloração de peças de alumínio.
Além das placas de sinalização, as peças anodizadas são usadas em grande variedade de produtos, como utensílios domésticos, peças de bicicletas e automóveis, equipamentos eletrônicos e até mesmo em joias.
Tipos de produtos que passam pelo processo de Anodização
Na Cooperarts, todos os projetos que envolvem alumínio com matéria prima passam pelo processo de Anodização.
- Placas e etiquetas de sinalização para a indústria em geral;
- Placas para linhas de transmissão elétrica;
- Plataformas de petróleo.
Ou seja, as aplicações sujeitas à exposição a altas temperaturas: umidade, substâncias corrosivas e intempéries do clima, se faz necessário a Anodização.
Ou seja, as aplicações sujeitas à exposição a altas temperaturas: umidade, substâncias corrosivas e intempéries do clima, se faz necessário a Anodização.
Escolher os processos que sejam adequados para essas condições e que ofereçam a resistência necessária é fundamental.